quinta-feira, 7 de maio de 2009

Terceiro Setor!

A importância do diagnostico na definição do investimento social
Fazer um diagnóstico da situação, reduz o risco de sobrepor outros investimentos e esforços similares por outras organizações. A escolha do público-alvo e da natureza dos serviços a serem prestados e a especificação da área temática e da área geográfica onde será feito o investimento são fundamentais para definir o foco que norteará as ações sociais que a empresa ou entidade pretende implementar ou apoiar.O diagnóstico mencionado consiste num levantamento, que permitirá identificar e conhecer o problema que afeta a comunidade que a empresa pretende apoiar. O estudo de campo deve contemplar respostas para dúvidas como: Quais são as causas dos problemas? Por que eles acontecem? Quais são seus efeitos? Quais são as evidências que comprovam a existência deste problema?Esse diagnóstico também deve levantar fatos e informações estatísticas, dados comparativos (evidências), histórias verídicas e depoimentos. Nesse ponto do processo, um bom levantamento deve mapear as ações governamentais e não-governamentais existentes na região vislumbrada, sem entrar em muitos detalhes, pois o que se quer é uma visão geral.A partir desses dados é possível fazer uma análise para escolher qual problema "atacar" e torna-se mais claro o processo de definição da missão e dos objetivos do projeto.

Um comentário:

Unknown disse...

na onda hein garoto!!! legal saber de sua implicação nessa área. abraço, márcia