terça-feira, 28 de abril de 2009

Resolveram me copiar!

Lula vai ter blog!
Lula terá um blog. A ideia é do ministro da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Franklin Martins, que quer um canal de comunicação mais informal da população com a Presidência da República - sobretudo com os jovens.
A inspiração veio do blog do presidente dos EUA, Barack Obama. Ainda não há data de estreia marcada.

Scorsese apresentará clássicos de Godard e Visconti em Cannes

O cineasta Martin Scorsese apresentará na próxima edição do Festival de Cannes a seção Cannes Classics, em que exibirá 20 filmes restaurados e recuperados, anunciou hoje a organização.
Godard, Losey, Antonioni, Visconti, Tati, Franju e Sergio Leone são alguns dos nomes que passarão por essa seção de Cannes, criada em 2004.
Divulgação
Cineasta Martin Scorsese vai apresentar 20 clássicos restaurados em Cannes
Na 62ª edição do festival, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, " Demônio das 11 Horas" (1965), de Jean-Luc Godard; "Os Olhos Sem Rosto" (1960), de Georges Franju; e "Sedução da Carne" (1954), de Luchino Visconti, são alguns dos títulos que serão apresentados.
Além destes, também será exibido "A Aventura" (1960), filme de Michelangelo Antonioni que inspirou o cartaz do festival deste ano.
"L'Enfer" (1964), de Henri-Georges Clouzot, cuja filmagem foi interrompida e não concluído, foi objeto de uma investigação que permitiu recuperar cenas e "recompor" uma obra, na realidade nova, que estava desaparecida em circunstâncias que colocaram o filme no patamar das lendas.
A Fundação World Cinema, impulsionada por Scorsese em 2007 para ajudar os países em desenvolvimento a proteger seu patrimônio cinematográfico, apresentará três filmes restaurados: "A Brighter Summer Day", (Edward Yang, Taiwan, 1991), "Al-momia", (Shadi Abdel Salam, Egito, 1969) e o mexicano "Redes", de Emilio Gómez Muriel e Fred Zinnemann (1936).
Também haverá "imagens familiares" rodadas por Ingmar Bergman durante alguns de seus filmes em "Jeux de Tournage", de Stig Björkman, que será exibida em Cannes pela Fundação Bergman.
No centenário do nascimento de Joseph Losey, será apresentado o filme "Accident" (1967), restaurado por BFI National Archive e Studio Canal.
O documentário "Le Deux de la Vague", de Antoine de Baecque e Emmanuel Laurent, recordará a presença de François Truffaut no Festival de Cannes de 1959, quando exibiu o clássico "Os Incompreendidos", e a gênese de "Acossado", de Godard, a fim de homenagear dois dos nomes mais emblemáticos da nouvelle vague.
Entre os outros filmes que serão exibidos estão "An uns glaubt Gott nicht mehr", de Axel Corti (1982); "Quando Explode a Vingança" (1971), de Sergio Leone; e "Loin du Vietnam" (1967), obra coletiva de Joris Ivens, William Klein, Claude Lelouch, Agnés Varda, Jean-Luc Godard, Chris Marker e Alain Resnais.
"Sedução da Carne", de Luchino Visconti, e "As Férias do Senhor Hulot" (1953), de Jacques Tati, completam a relação de obras que serão exibidas na seção Cannes Classics.